Paisagens brasileiras: Cristo Redentor

Cristo Redentor



O Cristo Redentor é uma estátua que retrata Jesus Cristo, localizada no bairro do Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e o engenheiro francês Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.

A estátua situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a cidade. Um símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5% dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região.

O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem 30 metros de altura, sem contar os 8 metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 635 toneladas e está localizada no pico de 700 metros (2.300 pés) Corcovado, no Parque Nacional da Floresta da Tijuca com vista para a cidade.

Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens brasileiras - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página